sábado, 29 de outubro de 2011

A Guerra da Secessão (Guerra Civil Americana)

A Guerra da Secessão agitou os Estados Unidos de 1861 a 1865. As diferenças econômica e políticas dos estados do Norte e do Sul foram decisivas para a eclosão do conflito.

  • O Norte possuía economia sustentada na indústria e no comércio; defendia tarifas alfandegárias protecionistas; apoiava a abolição dos escravos; era favorável a um governo central forte.

  • O Sul possuía uma economia agrária; era exportador de produtos agrícolas e importador de manufaturados [produtos produzidos por oficinas ou indústrias]; defendia tarifas alfandegárias baixas; lutava pela manutenção do escravismo; era favorável a um governo central fraco.
Um dos pontos mais importantes da divergência entre o Norte e o Sula era o problema do escravismo.
Nas eleições de 1860, venceu o republicano Abraham Lincoln, favorável à abolição da escravatura e ao protecionismo .
No dia 20 de dezembro do mesmo ano, antes mesmo de o presidente assumir o cargo, o estado da Carolina do Sul desligou-se da União , seguido por mais seis estados sulistas: Alabama, Mississípi, Flórida, Geórgia, Lousiana e Texas. Juntos formaram os Estados Confederados da América, tendo como capital Richmond, no estado da Virgínia. Escolheram Jefferson Davis para presidente, adotaram uma nova bandeira e elaboraram uma Constituição.
 Imagem 1.
Quando, em 1861, Lincoln assumiu a presidência, tentou sufocar o movimento pacificamente, mas não conseguiu. Novos estados aderiram à Confederação.
A superioridade do Norte sobre o Sul era grande, pois possuía indústrias de armas e de munições, estradas de ferro e navios.
 Imagem 2.

Após quatro anos de luta, em abril de 1865, caiu o último reduto separatista em Appomatox. O comandante do Sul, general Lee, rendeu-se ao general Grant, do Norte. Nesse mesmo ano, no dia 14 de abril, Lincoln foi alvejado por James Booth e morreu.

ATIVIDADES

1. Quais eram as diferenças entre o Norte e o Sul dos Estados Unidos?
2. Qual era a principal divergência entre Norte e Sul dos Estados Unidos no século XIX?
3. O que fizeram os estados norte-americanos do Sul quando Abraham Lincoln foi eleito presidente? 
4. Como terminou a Guerra da Secessão?
5. O que aconteceu com Abraham Licoln? 
Bibliografia: 
Texto e atividades: ORDOÑEZ, Marlene. Caderno do Futuro: História. 8ª Série. São Paulo: IBEP, 2007. pp. 94-96. 
Imagem 1: Disponível em: http://thomaslegion.net/maryland_civil_war_map_battle_of_antietam_battlefield.html. Acessado em 29 out. 2011. 
Imagem 2: Disponível em: http://history.howstuffworks.com/american-civil-war/american-civil-war-history.htm. Acessado em 29  out. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade! Comente!

Comentários ofensivos serão removidos. Se deseja criticar negativamente, faça-o com elegância e educação.