domingo, 16 de outubro de 2011

O Novo Colonialismo

No século XIX, ocorreu significativa expansão dos Estados capitalistas europeus, particularmente a Inglaterra e a França. Os governos, aliados às grandes empresas desses países, partiram para a conquista de colônias, disputando território e poder. Os alvos principais foram a África e a Ásia.
ORDOÑEZ, Marlene. Caderno do Futuro: História. 8ª Série. São Paulo: IBEP, 2007. p. 105.


 Em primeiro lugar, essas nações europeias queriam novos mercados consumidores para os seus produtos industrializados e áreas para investimentos. Também precisavam de matéria-prima  industrial (ferro, carvão, manganês etc.) e mão-de-obra suficiente e barata. Ambas poderiam ser encontradas nas colônias. Além disso, o aumento populacional levou os governos a incentivar a emigração.
As nações imperialistas do século XIX procuraram justificar o novo colonialismo desenvolvendo teorias religiosas e técnico-científicas, mas de fundo racista. O imperialismo disseminou a ideologia da superioridade racial do branco, do europeu, em relação ao africano.
A Igreja Católica colaborou bastante para a dominação europeia na África e na Ásia, afirmando que as conquistas tinham missão de salvar as almas dos infiéis para o cristianismo.

ATIVIDADES

1. No Século _____, ocorreu significativa expansão dos Estados capitalistas europeus, particularmente da _______________ e da ______________. Os governos aliados às grandes empresas desses países, partiram para a conquista de _________________, disputando território e poder.

2. Que regiões foram objeto do colonialismo do século XIX?

3. Que fatores levaram as nações europeias a conquistar colônias?

4. Como as nações europeias justificaram o colonialismo no século XIX?

5. Como a Igreja Católica atuou no colonialismo do século XIX?


Bibliografia: ORDOÑEZ, Marlene. Caderno do Futuro: História. 8ª Série. São Paulo: IBEP, 2007. pp. 103-104.



Um comentário:

Fique à vontade! Comente!

Comentários ofensivos serão removidos. Se deseja criticar negativamente, faça-o com elegância e educação.