sábado, 23 de maio de 2009

Plano de Curso - História - 8º Ano do Ensino Fundamental



É hora de planejar e está faltando inspiração?
Confira aqui um planejamento simples baseado na Reorientação curricular da SEE/RJ para o 8º Ano.

OBJETIVO GERAL DO ENSINO DE HISTÓRIA NO E.F.:

A disciplina História, ministrada nos primeiros ciclos do Ensino Fundamental, tem como, principal, desafio para os alunos: refletir, analisar e problematizar a história enquanto parte integrante da vida de cada aluno, de forma a possibilitá-los uma compreensão sistemática e crítica da realidade. O aluno deve ser conduzido pelo professor para que possa compreender o tempo histórico, as transformações e mutações da realidade. O professor deve ser um mediador, que ensinará o aluno a estudar de forma a poder vir a compreender a própria realidade que lhe cerca, a questionar o mundo a seu redor, a não ter preguiça de exercer o senso crítico. Os alunos devem ser estimulados a utilizar questionamentos, Como? Porque? Para que? Cabe ao professor de História, planejar suas aulas de acordo com o que é vivido pelos alunos, deve contextualizar os acontecimentos passados no presente, deve pensar em conjunto com seus alunos.


CONTEÚDO

• Iluminismo
• Revolução Industrial
• A independência das colônias inglesas na América
• Revolução Francesa
• A Era Napoleônica
• A independência das colônias espanholas na América
• A Independência do Brasil
• O Primeiro Reinado

• Período Regencial
• Segundo Reinado
• O neocolonialismo
• Movimentos Operários. “Trabalhadores... uni-vos”
• O processo de unificação da Itália e da Alemanha
• A crise do capitalismo:
- Primeira Guerra Mundial
- A revolução Socialista e o nascimento da União Soviética


OBJETIVOS

• Compreender as idéias propostas pelos iluministas e a permanência destas nos dias atuais.
• Comparar a estrutura econômica do mundo no período anterior e posterior à Revolução Industrial.
• Relacionar as transformações tecnológicas e as relações sociais.
• Compreender a Independência da 13 colônias inglesas na América e os seus desdobramentos.
• Comparar a estrutura da sociedade francesa no período anterior e posterior a Revolução.
• Destacar os principais fatos relacionados com a Revolução Francesa.
• Identificar as influências dos ideais revolucionários franceses no mundo atual.
• Caracterizar o governo de Napoleão Bonaparte.
• Relacionar as diversas formas de utilização do poder em diferentes tempos históricos.
• Comparar o processo de independência das diversas colônias espanholas na América e suas principais influências.
• Identificar os grupos envolvidos no processo de independência brasileiro.
• Compreender o processo de independência do Brasil e os seus desdobramentos.
• Compreender a estrutura social, política e econômica do Primeiro Reinado.
• Caracterizar o período regencial e as disputas pelo poder na época.
• Compreender as etapas de desenvolvimento do Segundo Reinado e todos os seus desdobramentos.
• Identificar os grupos e movimentos sociais do Segundo Reinado.
• Compreender o processo que culminou com o fim do Império Brasileiro.
• Compreender a expansão colonialista européia na segunda metade do século XIX.
• Identificar as relações sociais estruturadas neste processo.
• Destacar a importância do movimento operário.
• Relacionar a luta operária de ontem e de hoje.
• Caracterizar a realidade italiana no período anterior à unificação.
• Caracterizar a realidade alemã no período anterior à unificação.
• Compreender seus processos de unificação.
• Relacionar os fatores que fomentaram a eclosão da Guerra.
• Compreender as etapas do conflito.
• Identificar os personagens desse processo.
• Compreender o processo revolucionário.
• Identificar as etapas do conflito.
• Analisar as teorias que fornecem suporte os processo.
• Compreender a formação do Estado Soviético e sua influência no mundo.

BIBLIOGRAFIA

•OLIVEIRA, A M de M. O Ensino da História nos primeiros ciclos do Ensino Fundamental: Breves Considerações. Revista de Pedagogia- ano 3 – número 6 – Especial sobre formação de professores.

História. Reorientação curricular (segunda versão). Projeto Sucesso Escolar. Secretaria de Estado de Educação / Governo do Estado do Rio de Janeiro. , 2005.




3 comentários:

Fique à vontade! Comente!

Comentários ofensivos serão removidos. Se deseja criticar negativamente, faça-o com elegância e educação.