segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A Colonização da América Espanhola

Ao iniciar a colonização, o governo espanhol montou uma estrutura de governo para administrar suas possessões. Foram criados:
  • a Casa de Contratação, em 1503,  para supervisionar as relações marítimas e comerciais entre a América e a metrópole. Exercia, no setor comercial, a função de Corte de Justiça;
A extensão territorial da colônia espanhola na América levou a uma divisão administrativa. Foram criados quatro vice-reinos e quatro capitanias-gerais.
Os quatro vice-reinos eram: Nova Espanha, Nova Granada, Peru e Prata; as quatro capitanias-gerais eram: Guatemala, Cuba Venezuela e Chile.
Os vice-reinos e as capitanias-gerais eram governados, respectivamente, por vice-reis e capitães-gerais, nomeados pelo Conselho das Índias.

A Igreja Católica teve papel significativo na colonização espanhola da América. Os padres jesuítas eram responsáveis pela conversão dos indígenas ao cristianismo. Exerciam sobre eles uma vigilância muito grande, obrigando-os a viver em aldeias (missões) e forçando-os a trabalhar a terra. A Igreja auxiliava o rei a manter sua autoridade sobre a população espanhola por meio dos Tribunais de Inquisição, instalados no México e no Peru.

 ATIVIDADES

1. Ao iniciar a colonização, o governo espanhol montou uma estrutura de governo para administrar suas possessões. quais foram os órgãos criados e quais as suas funções?
 2. A América Espanhola foi dividida administrativamente em quatro vice-reinos e quatro capitanias-gerais. Os vice-reinos eram: ____, ____, ____ e ____. As capitanias-gerais eram: ____, ____, ___ e _____.
3. Qual foi o papel da Igreja Católica na colonização da América Espanhola?


Bibliografia:

Texto e atividades: ORDOÑEZ, Marlene. Caderno do Futuro: História. 8ª Série. São Paulo: IBEP, 2007. pp. 48-49.

Mapa: APOLINÁRIO, Maria Raquel (org.). Projeto Araribá: História. 7º ano. 2ª edição. São Paulo: Moderna, 2007. p. 165.

7 comentários:

  1. Resumo da aula de 24/10/2011 para 702 e 703. Porém, só foi utilizado até o Real Supremo Conselho das Índias e a atividade n.1.

    ResponderExcluir
  2. Eu achei o mapa e o texto muito bons , mas eu queri legenda no mapa , gradeço desde ja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As regiões coloridas são territórios da Espanha na América no século XVIII, a chamada América Espanhola. No livro não havia legenda. Sei que não ajuda muito, mas é só o que tenho disponível. Obrigada.

      Excluir
    2. Texto muito bem feito!!

      texto perfeito,consegui responder um questionário com ele!!!!!!!!]

      Excluir
  3. Texto muito bem feito!!

    ResponderExcluir
  4. texto perfeito,consegui responder um questionário com ele!!!!!!!!]

    ResponderExcluir
  5. Texto muito bem feito!!

    texto perfeito,consegui responder um questionário com ele!!!!!!!!]

    ResponderExcluir

Fique à vontade! Comente!

Comentários ofensivos serão removidos. Se deseja criticar negativamente, faça-o com elegância e educação.