sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A Partilha da Ásia e da Oceania

A Ásia também foi afetada pelo novo colonialismo europeu. Nesse continente, a nação que mais se destacou na formação de um império colonial foi a Inglaterra, que dominou a Índia, a Birmânia, o Ceilão, o Tibete, o Paquistão. Na Oceania, foram colonizadas a Austrália e a Nova Zelândia.



A Guerra do Ópio

No começo do século XIX, os ingleses compravam chá chinês e vendiam ópio, cultivado na Índia e na Birmânia. Todavia, o governo chinês, desde 1730, havia proibido a utilização e a venda do ópio e empreendeu intensa repressão ao comércio desse produto, mandando, em 1839, destruir o carregamento inglês de 20 mil caixas ainda no porto de Cantão. Os ingleses reagiram, e foi declarada guerra à China, a Guerra do Ópio (1840-1842), que só terminou quando os chineses viram-se obrigados a assinar o Tratado de Nanquim, em 1842. Por esse tratado, os ingleses conseguiram a abertura de alguns portos chineses aos produtos ingleses, entre eles Xangai e Nanquim. Além disso, a ilha de Hong Kong passou a ser colônia inglesa.

A Guerra dos Boxers

Enquanto os estrangeiros dominavam o país, os nacionalistas chineses começaram a reagir. Em 1900, a sociedade dos boxers, associação secreta nacionalista, começou a provocar atentados contra os estrangeiros. As nações europeias organizaram uma ação conjunta para reprimi-los. Desse confronto, em 1901, originou-se a Guerra dos Boxers, na qual eles foram massacrados e a China teve de reconhecer as concessões já feitas, além de pagar indenizações aos inimigos.

American cartoon (1888) depicting John Bull (England) as the "octopus of imperialism"

ATIVIDADES


1. Quais foram as regiões dominadas pela Inglaterra na Ásia?


2. O que foi a Guerra do Ópio?


3. Como terminou a Guerra do Ópio?


4. O que foi a Guerra dos Boxers?


Bibliografia:
ORDOÑEZ, Marlene. Caderno do Futuro: História. 8ª Série. São Paulo: IBEP, 2007. p106.

4 comentários:

  1. nossa meu prof n colocou questionário para ajudar a nos esturdamos a prova, e isso ajudou muito obg

    ResponderExcluir
  2. vlw vlw! não ajudou em nada mas mesmo assim vlw! (y)


    '-'

    ResponderExcluir

Fique à vontade! Comente!

Comentários ofensivos serão removidos. Se deseja criticar negativamente, faça-o com elegância e educação.