segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A Segunda Guerra Mundial (1939-1945)

Vários fatores levaram o mundo a esse conflito mundial:
A doutrina do espaço vital consistia, de um lado, na integração de populações alemãs que viviam na Áustria, na região dos Sudetos (Tchecoslováquia) e em Dantzig, na Polônia, e, de outro, na conquista de regiões férteis e ricas em recursos minerais, necessárias ao desenvolvimento do país.

Em 1938, com o apoio de grande parte da população austríaca, Hitler incorporou a Áustria à Alemanha. Nesse mesmo ano, anexou a região dos Sudetos. A anexação foi reconhecida pela Inglaterra e pela França na Conferência de Munique*. Em 1939, Hitler tomou toda a Tchecoslováquia. Em seguida, planejou a invasão do Corredor Polonês, faixa de terra que dava acesso ao mar, pelo porto de Dantzig. Essa região já havia pertencido à Alemanha. Em agosto de 1939, assinou com a União Soviética um Pacto de Não-Agressão (20 de agosto de 1939).

Em 1º de setembro de setembro de 1939, Hitler invadiu a Polônia, provocando a reação da Inglaterra e da França, que abandonaram a política de apaziguamento e declararam guerra à Alemanha. Estava deflagrada a Segunda Guerra Mundial.

ATIVIDADES


1. Quais os fatores que levaram à Segunda Guerra Mundial?


2. Explique no que consistia a doutrina do espaço vital.


3. Numere os fatos de acordo com a ordem cronológica:


(   ) Hitler incorporou a Áustria à Alemanha.
(   ) A Alemanha assinou com a União Soviética um Pacto de Não-Agressão.
(   ) Inglaterra e França reconhecem a anexação da Áustria e dos Sudetos, na Conferência de Munique.
(   ) Inglaterra e França declararam guerra à Alemanha.
(   ) Hitler tomou toda a Tchecoslováquia.
(   ) Hitler invadiu a Polônia.
(   ) Hitler anexou a região dos Sudetos.


Bibliografia: ORDOÑEZ, Marlene. Caderno do Futuro: História. 8ª Série. São Paulo: IBEP, 2007.p p. 133-134.


* CONFERÊNCIA DE MUNIQUE: Setembro de 1838. Estiveram presentes Chamberlain pela Inglaterra, Deladier pela França, Mussolini pela Itália e Hitler pela Alemanha. Depois da anexação da Áustria e de outras violações ao Tratado de Versalhes e para evitar a guerra a todo o custo, a Inglaterra e a França aceitam que o país dos sudetas passe a pertencer à Alemanha em troca da promessa de Hitler que não irá invadir mais nenhum território. Em Março de 1939 Hitler invade o resto da Checoslováquia e a 1 de Setembro de 1939 irá invadir a Polónia e iniciar a 2ª Guerra Mundial. (Pequeno Glossário)



2 comentários:

Fique à vontade! Comente!

Comentários ofensivos serão removidos. Se deseja criticar negativamente, faça-o com elegância e educação.