terça-feira, 26 de maio de 2009

Feudalismo

Feudalismo – Resumo


1. O conceito de feudalismo

Conceito: o feudalismo é um modo de organização da vida social que marcou a história da Europa durante grande parte da Idade Média.

Elementos básicos: poder político descentralizado, sociedade rigidamente estabelecida em estamentos, produção de bens destinada ao consumo das pessoas que moravam nos feudos (agricultura de subsistência).


2. O poder político

Governo descentralizado: durante o feudalismo, os reinos europeus não estavam unidos por um poder forte e centralizado. Os senhores feudais eram a autoridade absoluta em seus feudos.

Unidade entre o senhor feudal e o servo: a unidade era obtida pelos laços de fidelidade de suserania e vassalagem. Suserano é o senhor que concede feudos a seus protegidos. Vassalo é a pessoa que recebe o feudo e dedica ao senhor fidelidade.


3. Os estamentos feudais

Imobilidade social: na sociedade feudal, a mobilidade social praticamente não existe. As pessoas permaneciam a vida toda na mesma posição social, ou estamento.

Principais estamentos:
a) Rei: o mais nobre dos nobres;
b) Clero: membros da Igreja católica que tinham grande influência política e ideológica e Nobreza: proprietários de terra que se dedicavam às atividades militares;
c) servos: maioria da população camponesa que realizava todos os trabalhos necessários à existência material da sociedade.

Educação do cavaleiro: a cavalaria era uma das principais instituições militares da nobreza. Os cavaleiros eram educados para obedecer ao suserano , honrar os parceiros da cavalaria e ser corteses com as damas. O aspecto físico era especialmente cultivado, enquanto o lado intelectual era deixado de lado.


4. As obrigações servis

Regime de trabalho: o principal regime de trabalho no feudalismo foi a relação servil de produção. O servo tinha várias obrigações e compromissos:
a) corvéia: obrigação de trabalhar gratuitamente alguns dias da semana nas terras exclusivas do senhor;
b) retribuições: obrigações servis, pagas em dinheiro ou bens, tais como capitação (imposto pago por cabeça), talha (tributo pago pelos vassalos para o custeio da defesa do feudo) e banalidades (utilização, livre ou forçada, pelos vassalos de coisas pertencentes ao senhor feudal, mediante pagamento);
c) prestações: obrigação de hospedar o senhor quando este estivesse em viagem por suas terras.


5. A economia feudal

Unidade produtora: o feudo era uma das principais unidades produtoras da economia feudal. Cada feudo era auto-suficiente.

Atividades econômicas: predominavam nos feudos a agricultura e criação de animais.

Divisão das terras feudais:
a) terras comunais: terras de uso comunais quais recolhiam madeira e levavam os animais para pastarem;
b) reserva senhorial: terras pertencentes ao senhor feudal, para seu uso exclusivo;
c) manso servil ou tenência: terras utilizadas pelos servos para seu próprio sustento e para cumprir as obrigações feudais.


Fonte: COTRIM, G. História e Consciência do Mundo 1. São Paulo: Ed. Saraiva, 1996. Pág. 149



3 comentários:

Fique à vontade! Comente!

Comentários ofensivos serão removidos. Se deseja criticar negativamente, faça-o com elegância e educação.