Tricia Magalhães Carnevale - Professora de História da Rede Pública. Blog pessoal, desde 2009.
Links para Pesquisas
sábado, 23 de maio de 2009
Plano de Curso - História - 7º Ano do Ensino Fundamental
Precisa de um plano de curso para o 7º Ano?
OBJETIVO GERAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DO 7º ANO DO E.F.
A disciplina história, ministrada nos primeiros ciclos do Ensino Fundamental, tem como, principal, desafio para os alunos: refletir, analisar e problematizar a história enquanto parte integrante da vida de cada aluno, de forma a possibilitá-los uma compreensão sistemática e crítica da realidade. O aluno deve ser conduzido pelo professor para que possa compreender o tempo histórico, as transformações e mutações da realidade. O professor deve ser um mediador, que ensinará o aluno a estudar de forma a poder vir a compreender a própria realidade que lhe cerca, a questionar o mundo a seu redor, a não ter preguiça de exercer o senso crítico. Os alunos devem ser estimulados a utilizar questionamentos, Como? Porque? Para que? Cabe ao professor de história, planejar suas aulas de acordo com o que é vivido pelos alunos, deve contextualizar os acontecimentos passados no presente, deve pensar em conjunto com seus alunos.
CONTEÚDO
• Idade Média no Oriente e no Ocidente
• Feudalismo
• Mundo Árabe
• África
• Transição para o capitalismo:
- Renascimento
- Revolução Científica
- Reforma Protestante
- Estado Nacional
- Expansão Marítima e comercial
- Mercantilismo
• A África nos séculos XV e XVI
• Conquista da América:
- Os habitantes da América
- O massacre
- Colonização (povoamento e exploração; exemplos: inglesa e espanhola)
• Colonização portuguesa:
- Brasil Colônia: Características econômicas
- Administração e poder: poder local e poder real
- A sociedade patriarcal
- Escravidão e resistência
- Conflitos
OBJETIVOS
• Identificar os diversos grupos sociais na sociedade feudal, no mundo árabe e na África.
• Caracterizar as condições de vida na sociedade feudal e identificar situações próximas nos dias atuais.
• Analisar e compreender a servidão, no mundo feudal, estabelecendo sua relação com a posse da terra.
• Analisar a importância da Igreja no período medieval, observando que a cultura popular resistiu.
• Identificar e debater os valores da cultura islâmica.
• Compreender a diversidade cultural do continente africano.
• Caracterizar os “Tempos Modernos” como um período de transição.
• Determinar as mudanças no mapa mundial, provocadas pelas navegações.
• Compreender o funcionamento das práticas comerciais.
• Relacionar a formação do Estado Nacional com as práticas mercantilistas.
• Caracterizar Estado e Nação.
• Caracterizar o Absolutismo e compará-lo com as práticas políticas atuais.
• Destacar a importância da filosofia humanista e compará-la com o pensamento medieval.
• Analisar as diversas manifestações artísticas do Renascimento.
• Relacionar o Renascimento e a Revolução Científica com as transformações sociais e econômicas da época.
• Debater conceito de ciência.
• Identificar a observação e a experimentação como elementos que permitiram o desenvolvimento científico nos séculos XV, XVI e XVII.
• Caracterizar o período em que ocorreu a Reforma religiosa.
• Relacionar o pensamento protestante com o desenvolvimento das práticas capitalistas.
• Analisar os motivos da reação da Igreja.
• Compreender a diversidade cultural do continente africano.
• Compreender os diferentes modos de vida e relações de trabalho entre os séculos XV e XVI, na África e na América, antes do domínio europeu.
• Explicar os motivos da conquista da América.
• Caracterizar os povos americanos, identificando suas diferenças.
• Explicar que o tipo de colonização não determinou as condições atuais das ex-colônias.
• Caracterizar a estrutura da sociedade colonial brasileira e suas permanências até os dias atuais.
• Determinar a relação do homem com o espaço no período colonial.
• Identificar os elementos formadores da sociedade colonial.
• Identificar relações de escravidão em diferentes tempos e espaços.
BIBLIOGRAFIA
•OLIVEIRA, A M de M. O Ensino da História nos primeiros ciclos do Ensino Fundamental: Breves Considerações. Revista de Pedagogia- ano 3 – número 6 – Especial sobre formação de professores.
• História. Reorientação curricular (segunda versão). Projeto Sucesso Escolar. Secretaria de Estado de Educação / Governo do Estado do Rio de Janeiro. , 2005.
3 comentários:
Fique à vontade! Comente!
Comentários ofensivos serão removidos. Se deseja criticar negativamente, faça-o com elegância e educação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
muito bom
ResponderExcluirAjudou-me no momento.
ResponderExcluirObrigada pelo seu trabalho.
ResponderExcluir