quarta-feira, 1 de junho de 2016

Teste 2º Ano do Ensino Médio - Currículo Mínimo


Teste do 2º Bimestre – 2º ANO 

QUESTÃO 01 – Identifique 2 mudanças socioeconômicas e 2 mudanças ambientais resultantes do processo de industrialização (Revolução Industrial):

QUESTÃO 02 – A Revolução Industrial alterou a antiga economia agrária e consolidou o capitalismo. Aponte pelo menos uma relação entre as inovações técnicas e tecnológicas da RI ao capitalismo.

QUESTÃO 03 – No século XIX surgiram teorias para justificar o sistema econômico vigente – o capitalismo. Pesquise as doutrinas sociais abaixo e preencha o quadro com pelo menos 2 características de cada:

LIBERALISMO
SOCIALISMO




NACIONALISMO
ANARQUISMO



QUESTÃO 04 -  Retire do texto frases que comprovem a relação entre as condições de trabalho da população e a formação da cultura política* contemporânea:

* Quando utilizamos a expressão cultura política podemos estar nos referindo ao conjunto de atitudes, normas, crenças e valores políticos partilhados pela maioria dos membros de uma determinada sociedade ou nação. Além disso, o tipo do sistema ou regime político em vigor num determinado país, incluindo as instituições políticas existentes, também integram o conceito de cultura política. (Fonte: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/sociologia/cultura-politica---abordagem-culturalista-estudos-foram-influenciados-pelo-determinismo.htm)


OS GRUPOS SOCIAIS

Os operários eram homens, mulheres e crianças que abandonaram suas atividades tradicionais como o artesanato e o campesinato para trabalhar nas indústrias. O salário que recebiam era insuficiente para sustentar a família e, a grande maioria não conseguia pagar o aluguel de uma casa, sendo obrigados a morar em albergues e cortiços. Os que conseguiam pagar aluguel moravam em residências precárias perto das fábricas, onde a poluição e a falta de saneamento básico tornavam o ambiente propicio para a proliferação de doenças. Nos momentos em que não estava trabalhando, nem cuidando de seus afazeres, o que era raro, os operários procuravam alguma forma de lazer. Costumavam frequentar pubs (bares) e as feiras ao ar livre. O futebol também era bastante praticado pelos operários.
Os burgueses, proprietários das indústrias, cada vez mais ricos e ociosos, moravam em mansões suntuosas, nos bairros distantes das fábricas e divertiam-se praticando caça, passeando e frequentando luxuosos teatros. Além disso, aproveitavam o tempo livre para estudar manuais de etiqueta e também livros sobre conhecimentos modernos. Com isso, a burguesia criou um novo padrão de cultura e de comportamento, caracterizado pelo apreço a administração racional do tempo e do dinheiro.
A Revolução Industrial aumentou o contraste social entre a rica burguesia e a massa pobre de operários, mas possibilitou o surgimento de uma classe social intermediária, posteriormente chamada de “pequena burguesia”. Essa nova classe, denominada de classe média era formada principalmente por profissionais autônomos prestadores de serviços como advogados, médicos, jornalistas, engenheiros e professores, além de pequenos proprietários como comerciantes. Esse grupo social dava grande importância e valor a moral burguesa, exaltando o sucesso financeiro e cultivando um modo de vida austero e sem excessos. Muitos membros da classe média mantinham contatos com os operários, o que estimulava a denunciar as péssimas condições de vida da população pobre, enquanto condenavam as atitudes que consideravam imorais, como o roubo e a mendicância.



QUESTÃO 05 – Apresente uma definição de Imperialismo, fazendo referência ao Neocolonialismo.

QUESTÃO 06 – Relacione as teorias racistas e a ideia de superioridade oriundas do Imperialismo do final do século XIX e suas implicações (consequências) para os dias atuais.

QUESTÃO 07 – Identifique o impacto da política imperialista no continente africano, seja através da resistência ou das consequências.


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